segunda-feira, 23 de maio de 2011

Candidatos a filhos


25 de maio é Dia Nacional da Adoção
Dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informam que em agosto do ano passado, o Brasil tinha 5.369 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, sendo 2.939 meninos e 2.355 meninas para adoção. No mesmo cadastro, 28.988 pais aptos a adotar.

Por que, então, as crianças continuam nos abrigos e tantos potenciais pais continuam à procura dos filhos, quando o número de candidatos a pais é mais de cinco vezes maior que o número de candidatos a filhos? Porque quem escolhe são os pais e eles querem filhos brancos (38%) e bebês menores de 3 anos (87,69%), preferencialmente, meninas. E a maioria das crianças disponíveis para adoção é negra parda ou indígena e já passou da idade preferencial.
Entre os adolescentes em situação de abrigo, 8,5% tinha a idade aproximada de 12 anos. São crianças marcadas pela rejeição e pela espera angustiante de acolhimento.

Na tentativa de reverter essa tendência, estimulando a adoção desatrelada de critérios como cor, gênero e faixa etária, representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas e uma comissão da Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos visitam nesta terça-feira (24) os abrigos Lar de Amparo à Criança para Adoção (Laca) e Casa de Adoção Rubens Colaço, que recebem crianças de zero a 6 anos.   

O superintendente da Criança e do Adolescente da Secretaria da Mulher e presidente do Conselho Estadual, Cláudio Soriano, informou que será formado um Grupo de Apoio à Adoção para trabalhar com pais do cadastro de adoção, estimulando-os a aceitar crianças mais velhas, negras e meninos. “Ainda existe muito preconceito quanto a isso, pois a maioria dos casais só quer meninas, brancas e recém-nascidas”, comenta.

Para agendar:

Amanhã (25 de maio) é o Dia Nacional da Adoção. Para marcar a data, haverá o I Encontro Estadual Sobre Adoção, que começa às 9h no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas. A juíza Ana Florinda Dantas dará palestra sobre Cumprimento dos Deveres Parentais como Complemento da Relação de Paternidade nas Famílias Informais; O presidente do Cedca, Claúdio Soriano, falará sobre as Diversas Faces da Adoção e o desembargador e corregedor-geral de Justiça, James Magalhães, apresentará o Cenário Atual dos Cadastros Nacional e Estadual de Adoção e as Modificações Trazidas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Pela Lei de Adoção.

Para a imprensa, uma pauta interessante, que permitirá a atualização das informações sobre o cenário alagoano da adoção. Para o público, em geral, informação de referência sobre os processos que envolvem os caminhos da adoção.

O endereço do Cadastro Nacional de Adoção é o 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho e a inciativa, Elen. Vamos espalhar a notícia para dar voz às crianças e defender seus direitos. Conte comigo.

    Um abraço

    ResponderExcluir