domingo, 29 de abril de 2012

Educomunicação:meninos e meninas são notícia e fazem a divulgação


http://multiplicadoresdosaberdigital.blogspot.com.br/
                                         Foto:   http://multiplicadoresdosaberdigital.blogspot.com.br/


Jovens participantes de projeto social farão cobertura jornalística educomunicativa da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 11 de maio, em Maceió


O Estado de Alagoas realiza no próximo dia 11 de maio, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, sua 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este ano, por iniciativa do Conselho Nacional – o Conanda –, meninos e meninas participarão de todas as etapas do processo de construção da conferência nacional, que acontecerá em julho em Brasília, inclusive da cobertura jornalística educomunicativa, que mostrará a conferência do ponto de vista de seus protagonistas.

Nesta preparação, meninos e meninas não serão apenas o tema da pauta, mas farão eles próprios a notícia, a cobertura e a divulgação do evento, com a produção de jornal mural, TV de bolso, fanzine, spots de rádio, exposição e blog informativo.

Para viabilizar essa construção, 20 meninos e meninas do projeto Replicadores na TV II, do município de Campestre, participarão de oficina de planejamento promovida pelo Conanda, no próximo dia 10 de maio. Integrante de projeto apoiado pela Oi Futuro, esse grupo fará e contará a história da Conferência Estadual. O projeto Replicadores na TV II é realizado pela Rádio Comunitária Campestre FM e coordenado pelo radialista Buarque Júnior.

O trabalho conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil, Prefeitura de Campestre, Conselhos Municipal e Estadual da Criança e do Adolescente e Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência da Criança.

A oficina educomunicativa promovida pelo Conanda consiste em orientar os adolescentes para a utilização adequada das linguagens de texto, áudio, vídeo e fotografia para a produção do material informativo sobre a conferência. Dos adolescentes participantes da cobertura educomunicativa em cada estado, dois serão selecionados para ir a Brasília fazer a cobertura da conferência nacional.

A cobertura educomunicativa utiliza técnicas e ferramentas do jornalismo para a formação socioeducativa de crianças e adolescentes. Além da iniciação nas técnicas de difusão, os participantes são orientados para a utilização democrática dos meios de comunicação, como instrumentos de promoção dos direitos sociais, educação para a paz e solidariedade.

A prática educomunicativa, fundamentada nos valores humanistas defendidos pelo educador Paulo Freire, promove um modelo colaborativo de construção social. Com isso, meninos e meninas, que são a pauta da conferência, farão também a cobertura jornalística, abordando, em seus programas e entrevistas, os aspectos e discussões do evento, que tem caráter mobilizador.

A Conferência Estadual dos [Direitos da Criança e do Adolescente (DCA)] vai discutir os cinco eixos da conferência nacional: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Durante a conferência, também serão realizadas apresentações culturais e oficina de educomunicação. Ao final da conferência, serão eleitos os delegados que participarão da 9ª Conferência Nacional DCA, que acontece em Brasília de 11 a 14 de julho deste ano.

Os participantes da Conferência Estadual DCA são os delegados eleitos durante as conferências municipais, realizadas em 91 cidades alagoanas, inclusive, em Maceió. Para a etapa estadual, são esperados 600 delegados, que vão definir, junto com representantes de entidades não governamentais e instituições públicas, três propostas aprovadas em cada eixo da discussão proposta para serem levadas à Conferência Estadual. 

Em Alagoas, não houve conferências municipais nas cidades de Atalaia, Japaratinga, Murici, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Roteiro e São Sebastião. Os demais municípios estão aptos a enviar delegados à Conferência Estadual.

Serviço
A oficina educomunicativa preparatória para a cobertura da 9ª Conferência Estadual DCA será realizada no dia 10 de maio na Associação Rádio Comunitária Campestre FM, localizada na Rua Edésio Acioly Wanderley Filho, nº 21, Centro de Campestre. No dia seguinte, os adolescentes farão a cobertura da conferência em Maceió.

Mais informações e contatos para entrevistas pelos telefones (82) 8805-0484, (82) 8833-2461 e (82) 8883-7564.

Nenhum comentário:

Postar um comentário